top of page
madeira-laminada-colada.jpg

MADEIRA
ENGENHEIRADA

MLCO

UMA TECNOLOGIA ROBUSTA E INOVADORA

      Desenvolvida na Alemanha a Tecnologia da madeira engenheirada surgiu para melhorar as propriedades estruturais da madeira e ampliar suas possibilidades de utilização na construção civil.

      A transformação da matéria prima em um material industrializado ocorre através de processos que reduzem as imperfeições naturais da madeira e lhe conferem excelentes propriedades mecânicas e desempenho superior à sua forma original.

DIFERENCIAIS

Versatilidade

A trabalhabilidade da madeira, aliada aos processos industrias, permite amplas possibilidades de projeto em diferentes arranjos e formas.

Construtibilidade

A construção em madeira proporciona a execução de estruturas leves e de grande durabilidade, além de ser uma forma de construção seca que traz agilidade e limpeza para a obra.

Sustentabilidade

Matéria prima renovável, proveniente de florestas plantadas, que requer baixo consumo energético em seu processamento e armazena carbono, conferindo vantagens significativas sobre materiais como o concreto, o aço e o alumínio.

SISTEMAS CONSTRUTIVOS

A madeira engenheirada pode ser obtida por uma variedade de processos industriais, resultando em diferentes produtos e sistemas construtivos. A MLC (sigla para Madeira Laminada ou Lamelada Colada, Glue Laminated Timber ou Glulam em inglês) e a CLT (sigla para Madeira Laminada ou Lamelada Cruzada, Cross Laminated Timber em inglês) são as tecnologias mais utilizadas atualmente na construção civil.

Centro Iporanga_Ita-2048x860.jpg

MADEIRA LAMINADA COLADA

 Centro de eventos Iporanga,

projeto do Arquiteto Mauro Munhoz, executado por ITA Consturutora

A Madeira Laminada Colada (MLC), também conhecida como Glulam (por seu nome inglês ‘Glued Laminated Timber‘), é uma madeira engenheirada para uso estrutural obtida através da união de segmentos individuais de madeira, colados com adesivos industriais certificados a base de poliuretano para uso estrutural. As peças resultantes oferecem alta durabilidade e resistência à umidade, podendo vencer grandes vãos e conformar formas únicas.

FABRICAÇÃO

A fabricação da MLC (ou GLULAM) reúne

as técnicas da colagem e da laminação.

O processo consiste  basicamente em transformar madeiras cujas lâminas são coladas, dispostas no sentido de suas fibras e submetidas a pressão de uma prensa.

Para alcançar a eficiência estrutural, são utilizados na colagem adesivos de altissima  resistência que permitem substituir o uso de braçadeiras e parafusos.

Outro fator importante no processo é o controle do grau de umidade para que o comportamento de contração e inchamento seja mínimo, assegurando melhor estabilidade dimensional ao material.

MLC_1.jpg

DIFERENCIAIS

Dimensões singulares

A alta capacidade de carga e baixo peso próprio, permite componentes de pequenas dimensões e grandes envergaduras.

Resistência

Resistente a substâncias químicas diversas e desempenho superior com relação a alterações de umidade como empenamento e/ou torção.

Flexibilidade

Possibilita reproduzir formas curvas, arqueadas e dobradas. 

Alta resistência ao fogo

Mais segura do que o aço (quando desprotegido) no quesito contra fogo. Isso porque uma camada carbonizada forma-se ao redor do núcleo, diminuindo a entrada de oxigênio e retardando a combustão.

Estabilidade Dimensional

Produzida em umidade controlada, reduz ao mínimo o comportamento de contração e inchamento. 

Menos necessidade de conexões

Em relação às estruturas de madeiras feitas com peças maciças, permite grandes vãos.

Leveza

Seu peso é 1/5 do peso do concreto, o que facilita o transporte, manutenção, e as etapas de montagem/desmontagem.

Sustentabilidade

Nossos fornecedores atuam com madeira produzida com madeira de reflorestamento, com selo de certificação FSC (Forest Stewardship Council).

APLICAÇÕES

Mlc_rewood_4_edited.jpg

A MLC é indicada para uso em vigas, pilares, pergolados, coberturas, passarelas, escadas, painéis e em revestimentos diversos, uma das grandes vantagens da MLC é a facilidade com que pode reproduzir formatos arqueados ou curvos, em vigas ou pilares.

Permite a obtenção de grande diversidade de tonalidades de acordo com as espécies de madeira disponíveis, sendo as mais frequentes o eucalipto: nas versões castanho-rosado claro ou bege-rosado; e o pinus.

A conexão entre as peças pode ser feita através de parafusos ou buchas e chapas de aço.

ACEH_SCENE_BUILT-ENVIRONMENT_01.jpg

MADEIRA LAMINADA CRUZADA

MLCR

UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL
AO USO DO CONCRETO

A Madeira Laminada Cruzada ou Cross Laminated Timber (CLT) é o mais novo produto de engenharia em madeira introduzido no mercado mundial nos últimos 20 anos. Desenvolvido inicialmente na Alemanha e na Áustria, o CLT trouxe um novo olhar sobre a forma de como pensamos sobre madeira e sua utilização na construção civil.

FABRICAÇÃO

Painéis de CLT consistem em diversas camadas de lâminas de madeira maciça coladas em sentido oposto e alternado, entremeadas de adesivo estrutural e à prova d’água e submetidas a grande pressão.

O acabamento das placas é feito através de um processo de micro aparelhamento e lixamento, podendo ser explorado como acabamento final, e aplicado numa infinidade de projetos e produtos. Processado (cortado, fresado e usinado) por um poderoso pórtico CNC, em regime CAD/CAM, traz a precisão da indústria mecânica para o novo ambiente da arquitetura e engenharia.

A laminação cruzada melhora as propriedades estruturais dos painéis através da distribuição de força ao longo das fibras da madeira em ambos os sentidos, eliminando qualquer retração significativa ou deformação dos painéis.

Podem suportar grandes cargas, possibilitando construções com vários pavimentos.

DIFERENCIAIS

Economia

A montagem e construção rápida no local ajudam a economizar tempo e reduzir os custos totais;

Robusto

Extremamente forte, rígido e estável, pode lidar com a transferência de carga por todos os lados;

Isolante Térmico e Acústico

A estrutura maciça oferece um bom isolamento térmico e acústico;

Alta resistência ao fogo

Em relação ao fogo a CLT age como concreto. Madeira de massa não é convencional, por isso é muito difícil de dar a ignição inicial, com desempenho impressionante em caso de incêndio;

Sustentabilidade

Madeira de origem e produção sustentáveis ​​podem ajudar a atender aos requisitos de compensação de carbono e reduzir sua pegada ambiental;

Flexibilidade Criativa

A força combinada com os recursos bidirecionais das placas e de vãos livres longos se abre para projetos inovadores em madeira

APLICAÇÕES

Crosslam.jpg

A Madeira Laminada Cruzada ou CLT tem aplicações ilimitadas para construção civil e projetos em diversas áreas.

Suas propriedades estruturais como força, rigidez, estabilidade, durabilidade e leveza, fazem da CLT uma alternativa competitiva para os materiais estruturais tradicionais como o aço, concreto e alvenaria tradicional. 

Foto:Kris Spickle

Sua flexibilidade de uso, e sua capacidade de reproduzir formas e desenhos permitem infinitas possibilidades criativas resultando em projetos inusitados e surpreendentes.

 The Smile, projeto de Alison Brooks Architects para o London Design Festival 2016.

Alison_Brooks_Architects_The_Smile_London_Sonia_Rubio_01-MLCruzada.jpg
bottom of page